sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias

Currículo é o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de ensino”.


“Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, os currículos escolares promovem uma definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Um currículo pode ser definido por uma rede de ensino para todas as suas escolas”.

Podendo-se considerar currículo como seleção de conhecimentos."

Hoje são inegáveis as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, quando o professor tem objetivos claros na sua utilização, conhece os recursos que utiliza e integra-os ao seu projeto curricular.

Deve-se haver entre a tecnologia e o currículo uma aliança para que se gere uma aprendizagem ativa, uma vez que os alunos se identificam muito mais com aulas em que a tecnologia é utilizada e desta forma rompem com a linearidade do pensamento e aprendem novas linguagens. O responsável por esse elo é o professor. Ele fará o entendimento e o uso das tecnologias adaptadas ao currículo conforme a sua visão, adaptando e frisando a importância do desenvolvimento da capacidade de pensar, aprender, interagir com o meio em que vive.

No entanto, é preciso haver um planejamento de projetos eficaz e fundamentado nas bases curriculares e na proposta curricular da escola levando em conta o interesse do aluno, as possibilidades, de forma que possam interagir positivamente no processo ensino aprendizagem.

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