sábado, 5 de novembro de 2011

Atividade 4.5

                                                             Projeto Folclore / 2011




ESCOLA: Escola municipal Marechal Deodoro

TURMA: 5º ANO

INTRODUÇÃO: A história da humanidade é permeada por simbolismos resultantes das crenças e tradições de cada um dos povos que, através do contato e da variedade cultural existente, delineia sua historicidade e marca seus traços de identidade no mundo. A experiência histórica de um povo constrói seu estilo de vida, suas tradições, costumes, crenças e, tais elementos interligados, formam sua cultura.

JUSTIFICATIVA:

O folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural

OBJETIVOS:

Valorizar as expressões folclóricas como forma de preservação do conhecimento popular e resgate da identidade cultural.

TEMPO ESTIMADO: Quatro semanas

ESTRUTURA PROGRAMÁTICA/RECURSOS: Serão propostas atividades visando resgatar a cultura popular através de leitura e ilustração de lendas e através de slides e vídeos que assistirão no laboratório de informática.

http://www.youtube.com/watch?v=ZluM7jTUP5o

http://www.blogger.com/goog_543522821


http://www.blogger.com/goog_543522821


http://www.blogger.com/goog_543522821


http://www.youtube.com/watch?v=SHwcW7tHFww&feature=related

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS : sondagem dos conhecimentos prévios; Leitura e estudo das lendas. Confecção de móbiles e maquetes de origame das lendas estudadas sendo que cada dupla ficará responsável por uma lendas.

RECURSOS: Laboratório de informática (computadores, pendrive, data show)‏, Vídeos,Máquina fotográfica, Sulfite, lápis de cor, cola quente, TNT, papelão, glitter, papel camurça, colorset , cordão, etc.



AVALIAÇÃO:

Encerramento do projeto com a participação de pais e alunos. Montagem na classe do “Labirinto das Lendas” onde cada espaço ficará dois alunos contando a história e explicando a maquete.







Nenhum comentário:

Postar um comentário