domingo, 4 de setembro de 2011

O que é Hipertexto?

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
Através do hipertexto na Internet, o leitor, ao navegar em um site, é possível escolher os caminhos que deseja percorrer, ao clicar em um link consegue um novo texto, fazendo com que ele faça um passeio sem fim e sem ordem por vários textos.

Segundo Lévy (2006, p.33), um hipertexto“É um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou parte de gráficos, sequencias sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos. Os itens de informação não são ligados lineamente, como em uma corda com nós, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular. Navegar em um hipertexto significa, portanto, desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode, por sua vez, conter uma rede inteira.

O hipertexto é uma forma de escrita/leitura de natureza não-linear, que oferece acessos a outros textos de forma veloz e eficiente de uma maneira limitada.
O hipertexto foi uma evolução do modo de se transmitir a informação que revolucionou o mercado, na educação o hipertexto pode auxiliar os educadores, que querendo informar e despertar ao mesmo tempo a curiosidade e a incentivar a iniciativa por parte do aluno, saindo da mesmice de levar o conteúdo pronto e com um roteiro já predeterminado para a sala de aula, o professor abre um espaço e transmite a responsabilidade ao aluno de auxiliá-lo na pesquisa e na montagem do material que será exposto em sala de aula fazendo com que o aluno se senta mais envolvido com o assunto que está sendo abordado naquele momento, pois o texto foi feito com a participação de todos.

Navegar à deriva

A visão do imprevisto nos surpreende e nos leva a buscar novamente o caminho que desejamos seguir para alcançar nossa meta. Navegar à deriva nos fornece novas informações que encontramos por acaso e que adquirimos confiança. Tem seu lado positivo pelas descobertas do desconhecido mas é preciso cautela e navegar de forma organizada para não cair em situações imprevistas

Hipertexto


O hipertexto é uma “ferramenta” que aponta diversas direções relacionadas ao assunto inicialmente pesquisado através de blocos de textos, palavras, imagens ou sons ao qual é  conectado através dos hiperlinks onde o assunto abordado é esclarecido de forma mais precisa. Através desse recurso é possível navegar facilmente de um documento para o outro sem ponto fixo de entrada e de saída, sempre expansível e sem “limites”  tendo às mãos a oportunidade de escolher o que realmente quer ler ou simplesmente navegar. Esse recurso oferece diversos caminhos que podem enriquecer uma navegação quando essa não está ocorrendo aleatoriamente. Uma das principais vantagens do hipertexto é a capacidade de gerar conexões não linear de textos sem ordem única que determine a sequência na qual deve ser lido. Com o hipertexto o trabalho de folhear passou a ser muito mais facilitado, pois nos proporciona informações que indicam alternativas para a busca de termos chaves. Mas é importante que os usuários saibam onde eles estão e como alcançar a destinação através dos diversos links ou conexões. O usuário deve ter certa habilidade com o computador para que consiga navegar através de hipertextos.É imprescindível que quando se está realizando um estudo ou pesquisa sobre determinado tema,  se fique atento para não se perder na navegação ou desviar do foco principal de pesquisa em virtude da grande quantidade de interligações entre os hipertextos.  
O mais prazeroso no hipertexto é poder navegar rapidamente entre diversos tipos de textos escolhendo só aqueles que necessito ou que despertaram minha curiosidade.